sábado, 12 de março de 2011

Todos os nomes-José Saramago

Posso dizer que conheço o estilo de escrever de Saramago-escritor português que morreu no ano passado.(uma pena).Já li vários livros dele.È um autor que te convoca o tempo inteiro a se interrogar sobre o tema que ele esta propondo.E além disso os romances sempre trazem a trama do singular e social juntos.Ele problematiza o dilema singular mas sempre  de olho nos efeitos que esse dilema provoca no outro e na rede social como um todo.Vale a pena conhecer seus livros!!!
Todos os nomes foi um livro indicado por um colega analista Edson de Souza.Aliás as indicações de Edson são certeiras.A sensação que tenho a cada indicação(Edson também é um amante da literatura e  das artes em geral) que era exatamente o que estava querendo ler.
Todos os nomes começa com uma provocação logo de entrada."Conheces o nome que te deram,não conheces o nome que tens" retirado do Livro das evidências.
Podemos pensar por várias vias esse apontamento.Entre eles o quanto cada sujeitinho humano tem seu tempo para se apropriar de seu nome.Os pais quando escolhem um nome de um filho(a)introduzem eles na cultura(senão é o bebê.).E mais o nome esta carregado de desejos ,de apostas que de largada os pais fazem a um filho.Ele tera o seu tempo de a seu modo ler isso.E mais torná-lo SEU.E esse trabalho segue vida fora.A cada nome que se vai tendo.Nominado como amigo,namorado,casado,pai,mãe,profissional.A cada nova nominação um novo trabalho de apropriação.è verdade que ao dar o nome passa a existir."Voçe  a partir de hoje é casado.Ès psicologo.Mas dai a se reconhecer como tal é toda uma trajetória.

Um comentário:

  1. Sim, acho q o bom autor é aquele mesmo q nos convoca a pensar sobre a gente, enfim, a se questionar né? Posso te dizer q tu anda começando muito bem,pq esses josés suscitam mtas perguntas hahaha!mas nesse trecho o q mais gostei foi o lance da apropriação! Pq é isso,né? Qto trabalho vai para conseguirmos nos apropriar de algumas coisas q aos olhos dos outros já são nossas??? Mal sabem eles o trabalho q dá esse troço!! beijos

    ResponderExcluir