domingo, 15 de maio de 2011

Amizade cotidiana ,diária ,complexa com Barbara!

Conheci Barbara também na Furb.O primeiro encantamento foi do interesse sincero para além das atividades obrigatórias da minha disciplina frente aos atendimentos clinicos.
Os alunos da sua turma tinham que assistir um acolhimento que eu fazia(na sala de espelho)e depois relatar,discutir.Mais tarde eles mesmo atenderiam.
O caso que acolhi era de um jovem que quase nem falava,além disso tinha uma gagueira.Mas quando lhe falava algo que lhe tocava.Levantava a cabeça e falava sem gaguejar algo.Diagnoticado como esquizofrêncio.Nem longe se tratava disso.Barbara seguia vindo ver os atendimentos desse jovem e comentava,tinha hipoteses mas principalmente era sensivel aquele sofrimento.Isso me chama atenção.Primeiro porque sou apaixonada pela clinica.Que bom encontrar mais algúem!!E também pela sensibilidade.Pois aliado a isso estava em crise no casamento.Flávia estava dando seus intervalos.Uma amiga de anos que vivia em Blu estava distante e eu também.As coisas são sempre de mão dupla.E começamos a tagarelar fora de sala de aula.Começou a frequentar o serviço que coordeno( o de saude mental.Começou a frequentar a minha casa.Acompanhava-me nos programas conjugais e familiares.Era muito bem vinda na minha casa.Os filhos a adoraram.Se torna também a tia Barbara.
Quando saiamos descobriamos gostos em comum.AS caipirinhas.A vaidade feminina.O se enfeitar.E ai vai aparecendo um dos asuntos prediletos das mulheres o amor,as paixões,os romances.
Barbara acompanha de perto o desmoronar de meu casamento.E o esforço ,o desespero num primeiro momento de me ver sozinha.Estava muito dentro do casamento Mas aos poucos pelo que eu lhe dizia,pelo que ela via com seus próprios olhos viu que algo havia se rompido mesmo!!
Só por isso essa amizade já é forte.Acompanhar de perto uma amiga se s eparar e ainda com filhos.è pra lá de forte,triste,desgastante.POis esse assunto era muitas vezes a cena principal do que eu tinha a contar.E da parte dela queria me contar dos efeitos de um nico namoro,da sua vida familiar,dos s eus dilemas no trabalho,suas inquietações intelectuais.
È assim que essa amizade nasce.Com sensibilidade,tristeza e alegrias simples regadas a caipirinhas.
Como as cças acordaram sigo escrevendo o rumo dessa amizade outra hora.

2 comentários:

  1. Carla,
    Muito interessante seus comentários, como diz o poeta: " A amizade sincera é um santo remédio é um porto seguro..."
    O que mais me encanta na amizade, diferentemente de outro sentimento da mesma grandeza -o amor- é que nunca passa pela nossa cabeça a possibilidade de fim (apesar de algumas terminarem).
    Também, pelo fato da amizade ter natureza poli, onde podemos ter muitos amigos comuns sem questionamentos, o lançe dos ciúmes e medos são bem menores do que na relação amorosa, isto faz a relação mais solta e duradoura.
    È muito bom tê-la como amiga.

    Rogério

    ResponderExcluir
  2. Amiga, relembrar o início da nossa amizade foi um exercício interessante... seja por lembrar de momentos intensos que passamos juntas logo no início, seja pela construção que foi possível de ambas as partes. Os cafés, as tagarelices sempre que dava um tempinho, os e-mails, os programas com a família... os momentos tristes e decisivos (confesso que me vieram alguns na cabeça no momento) e a disponibilidade de uma com a outra na fundação dessa amizade. De cara, e sabes disso, me chamou atenção a Carla delicada para além a carla dos "bibibis bobobos" da sala de aula. Enfim, lembro de uma frase q sempre falavas, q conhecer alguém de perto pode não ser mto interessante! Mas te garanto que conhecer essa carla de perto foi muito especial, e foi o "S1" da nossa amizade, da minha parte, As caipiras, as saidinhas, as fofocas, as festinhas, tudo isso veio no pacote! E q pacote hein???rs! Pacote diário, que depois aprende a ser semanal,a ter tempos, intervalos, que volta a er diário, enfim, que vai encontrando uma medida possível de dividir os momentos da vida de uma forma que seja leve, para as duas! Te adoro!

    ResponderExcluir