terça-feira, 10 de maio de 2011

Um elogio a amizade que ja tem seus vinte e tantos anos.

Na faculdade de psicologia.La por 1988 eu e a Jaque não batiamos muito uma com a fuça da outra.Diferença de jeito de ser(que seguem até hoje),de pensar e de manejar com a vida.
 Tinha um ponto que nos unia.Moravámos em outra cidade.Pegavámos carona com o carinhoso e maluco Valter.Só falava de sexo a viagem inteira! E nisso iamos construindo uma cumplicidade.Não achavámos a minima graça das piadinhas mas mesmo assim ríamos .Não sei se era p não perder a carona ou pelas asneiras ouvidas.
  Começaram  a aparecer trabalhos .Fazíamos alguns juntas.Pensavamos diferente mas iamos construindo pontes de diálogo.
   Jaque se irritava com meu jeito manda chuva  e eu com a carinha de não to nem ai que ela fazia.
   O fato é que mesmo de longe não nos perdiamos de vista.
    Mais para o final da faculdade houve uma aproximação intelectual.E além disso começamos a sairmos juntas mais duas amigas da mesma época.Cada uma tinha seu ritmo.Seu horário de ir p casa.E tudo bem.No outro dia contavamos uma  a outra nosssas ´peripécias!!Ah!E os segredos de loucuritcha mantinhamos a sete chaves!!Não éramos tão certinhas quanto aparentavamos ser.Que bom!
     Vivemos perdas reais de pessoas queridas e  estavámos ali p estender a mão.Compartilhamos experiencias profissionais mas o que queriamos mesmo falar era da vida!!Trocamos experiencias de desiluções amorosas.Opiniões e mais opiniões.e as vezes um silêncio .Do tipo não ha nada  a dizer.
      Todos esses encontros regados a café.Ganhei um presente da Jaque de sua última viagem p Itália que se reeria  ao valor de um café regado com muitas palavras!!!
       Eu mudei de cidade.Seguiamos nosssas conversas.Jaque casou.Eu casei.Tive filhos.Me separei.E estavámos juntas p o que der e vier!!
        Acompanhamos os processos de análise de cada uma.Que reviravolta subjetiva!!A Jaque não é mais a mesma .Muito menos eu.Mas seguimos tomando café e conversando sobre a vida.
         Nossa mais recente conversa foi no último sabado onde ela me conta da sua segunda viagem a Itália e dos efeitos muito interesantes que deu nela.Disse"Puxa.Tive que atravessar o oceano p ver algumas coisas".Mas não é isso mesmo?!De longe a gente ve melhor!!
         EU desejo coisas a Jaque e ela deseja coisas p mim.Do que como amiga ela vislumbra para mim !
          E porque,não???
          A diferença é que entre amigos(as) somos mais tolerantes,amáveis com seus vacilos,dúvidas.Somos capazes de passar horas ali ao lado até que um caminho possa ser vislumbrado!!E ao ver a  amiga tomar uma decisão.Mesmo não sendo o que desejariamos p ela.  aceitamos e ainda torcemos p que dê certo?!Só entre amigas mesmo tamanha disponibilidade e desidealização!!
           Jaque um brinde a nosssa amizade!!
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário